Projetos customizados

Parceria entre Sesi e JA Goiás estimula estudantes a pensarem soluções criativas para desafios reais de empresas goianas

Alunos da rede participaram do Innovation Camp, programa que os desafia a aplicarem o design thinking na resolução dos problemas apresentados.

Nos últimos 4 meses, estudantes da rede Sesi participaram do programa Innovation Camp, da associação Junior Achievement Goiás (JA Goiás) – uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que leva programas de educação empreendedora aos jovens goianos.

O Innovation Camp apresenta aos participantes o design thinking como método de resolução de problemas e orienta que os jovens o apliquem para oferecer uma forma de sanar a dor de uma empresa parceira da JA Goiás. Cada empresa participante recebeu os jovens, de maneira voluntária, e apresentou a eles uma dificuldade que realmente enfrentam.

Os parceiros que abriram suas portas para essa experiência foram: Flamboyant Shopping, Secovi Goiás, Jaepel, Trinus, Sousa Andrade e Grupo Jaime Câmara. A cada edição, estudantes da rede Sesi foram a uma dessas empresas, desafiados a pensar em soluções inovadoras para a dificuldade apresentada – um exercício que envolve criatividade, inovação e pesquisa.

“A dinâmica do programa estimula muito a criticidade, a pesquisa em cima de um tema. Então não tem como o aluno sair da mesma forma que chegou. Para que ele alcance ou proponha uma solução, ele tem que estudar. É uma experiência que realmente transforma, desenvolve esse jovem”, observou a gerente de educação básica do Sesi, Quissinia Gomes de Freitas, ao destacar que essa é a 3ª edição da parceria com a JA Goiás.

Em cada edição, os estudantes foram divididos em grupos para pensarem as soluções possíveis e, ao final, uma dessas equipes foi escolhida como a que apresentou a ideia mais viável para o problema em questão. Após as seis edições, os times vencedores foram à Casa da Indústria para mostrar suas ideias a um novo corpo de jurados.

Nessa etapa final, os estudantes as soluções apresentadas foram avaliadas nos quesitos: Impacto Social, Viabilidade, Inovação e Escalabilidade. Os jurados decidiram que duas equipes haviam se destacado: uma do Sesi Jardim Colorado, por apresentar uma alternativa para a dor da empresa Jaepel, e uma equipe do Sesi Jundiaí, que apresentou uma solução para a dificuldade apresentada pela empresa Sousa Andrade.

Leandro Rodrigues, gerente de locação profissional do Senai, foi um dos jurados dessa etapa final e falou sobre a experiência: “Foi uma honra participar do Innovation Camp como jurado, mas me coloquei na condição de aprendiz, porque consegui presenciar a apresentação de pessoas tão jovens que trouxeram conceitos e soluções olhando para a produtividade, a tecnologia, e mas também para o ser humano, para a transformação de vidas para o mundo e para o trabalho”.

Membro de uma das equipes vencedoras, a estudante Bárbara Xavier, de 17 anos, avaliou que a experiência foi positiva e se viu privilegiada com a oportunidade.

“Participar do Innovation Camp foi muito bom porque me trouxe muitos aprendizados sobre bem-estar social, sustentabilidade, então aprendi muito com esse projeto e acho que vai agregar muito na minha vida”, disse.

Quissinia reforçou ainda o valor e a importância da parceria entre o Sesi e a JA Goiás que oferta essas experiências aos estudantes da rede e ainda os aproxima da realidade das empresas.

“O programa vem muito de encontro ao propósito que temos de conectar nossos jovens à indústria. Essa é uma oportunidade dos nossos alunos estarem na indústria, os empresários, industriários, conhecerem nossos alunos, o perfil deles, a criatividade deles, a capacidade de observar, receber um desafio e propor uma solução. É uma parceria que deu muito certo e a gente realmente acredita que contribui muito com as nossas diretrizes e propósitos em atender e buscar soluções criativas para os nossos parceiros e para a própria instituição”, concluiu.


WhatsApp Voltar ao topo